Skip to main content

O nosso blog

O nosso blog


Um passo em frente para o bem de todos  Para conhecimento/Esclarecimento de todos

No passado dia 3 de junho, no auditório do IPJ em Viseu foi assinado um contrato para o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0). o contrato de financiamento contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão da pessoa com deficiência, da Diretora da Segurança Social de Viveu, do Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, e do Presidente da Direção do centro social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, Pe. Fabrício Pinheiro, tendo a cerimónia sido presidida pela Ministra da Segurança Social e Trabalho, Ana Mendes Godinho. De 39 candidaturas aprovadas, o Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos foi um dos contemplados pelo financiamento.

Atendendo a que o Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos aguardava há quase 20 anos obras de remodelação para um melhor funcionamento da Instituição, tentou-se o melhor possível para o funcionamento da mesma.
Depois de várias tentativas na reconstrução da antiga Residência Paroquial de Fornelos, com projetos arquitetónicos realizados, mas sem verbas possíveis para quase meio milhão de investimento, valor que a Instituição NÃO tem, optou-se por se pensar numa outra solução para o Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos. Essa solução passa pela remodelação e ocupação da antiga escola primária em Macieira, Freguesia de Fornelos, Concelho de Cinfães. De acordo com as directrizes da Segurança Social ou mudávamos as instalações ou teríamos de fechar a Instituição (algo que é tão necessário aos nossos utentes e às nossas comunidades como todos entenderão).

Todavia, em acordo de comodato com a Câmara Municipal pelo prazo de 20 anos renováveis, a escola em Macieira ficará à total responsabilidade do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos. Neste sentido serão necessárias obras, já iniciadas. Para essas mesmas obras foi aprovada uma candidatura ao PARES 3.0 num valor de cerca de 111.359,00€, num custo total da obra no valor de 210.427,00€. A candidatura ao PARES 3.0 permitirá o alargamento no número de utentes que poderemos servir: de 30 para 80 utentes o que é uma mais-valia para as Comunidades que servimos. Vivemos num meio rural e, todos nos apercebemos, da elevada taxa de envelhecimento existente.

É claro que o valor da candidatura não cobrirá a totalidade da despesa da obra, mas é uma mais-valia e, acredito que com a ajuda da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Fornelos e, também, a Juntas de Freguesia de Travanca e Moimenta, bem como as pessoas no geral, nos ajudarão a suportar a restante despesa. Assim espero e estou confiante de que isso irá acontecer. A reestruturação do novo espaço irá depender de todos.

É bom salientar que o apoio prestado no Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos é o apoio de SAD (Serviço de Apoio Domiciliário). Muito se fala já, em Centro de Dia, em Lar etc… Isso não é verdade! O Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos irá manter apenas e só o Serviço de Apoio Domiciliário como o tem feito até agora. Podemos perguntar… E no futuro? O futuro só a Deus pertence. Mas no momento teremos apenas e só a valência de SAD até porque o contrato feito ao PARES 3.0 é precisamente nesse sentido. Esta é a verdade fundamentada no contrato! Nada mais!

As obras já estão a decorrer prevendo-se que dentro de poucos meses estejam concluídas para que o Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos possa realizar o seu serviço de forma, ainda, mais eficaz. Somos uma Instituição pequena, mas com vontade de dar sempre o melhor possível como até hoje o fizemos e, isso o devemos, aos nossos utentes e colaboradoras, bem como a todos os que nos ajudam das mais variadas formas, incluindo aqui o esforço da Direção e Conselho Fiscal.

De todos esperamos a compreensão, o apoio e o carinho que nos une. Sem guerras institucionais e sem rivalidades. Quando queremos algo, todos juntos, conseguimos. E acredito que iremos conseguir alcançar, também, esta meta, não para bem próprio, mas para o Bem de todos os que gostam de nós e nos apoiam nos nossos projetos.

Com estima e Amizade

O Vosso Pároco e Presidente da Direção do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos
Pe. Fabrício Pinheiro