SOBRE NÓS

SOBRE NÓS


A nossa história

Inspirada no bem estar dos nossos idosos

O Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social não lucrativa, propriedade da Fábrica da Igreja e ereta canonicamente por decreto do Bispo da diocese de Lamego. O Centro Social encontra-se registado na Direcção-Geral de Segurança Social sob a inscrição nº 25/2000, no livro nº 6 das Fundações de Solidariedade Social, folhas 14, verso, desde 29/02/2000.

Esta instituição tem a sua sede no lugar das Almas, freguesia de Fornelos, concelho de Cinfães, tendo iniciado atividade em julho de 2001 com a valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

O início da sua atividade, tal como acontece atualmente, desenvolve-se em instalações provisórias, cedidas pela Junta de Freguesia de Fornelos, as quais foram adaptadas em 2001 por forma a ser possível o início do SAD. Esta resposta iniciou com acordo de cooperação para 20 utentes com o Instituto de Segurança Social. Em 2006, esta instituição viu o seu acordo de cooperação aumentado para 30 utentes para a valência de SAD. É com esta valência e com o mesmo acordo de cooperação que o Centro Social de Fornelos contínua a contar atualmente.

Centro Social de Fornelos
Centro Social de Fornelos

O SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário desta instituição serve utentes das freguesias de Fornelos, Travanca e Moimenta, prestando também serviços a utentes dos lugares de Vilar D’ Arca (freguesia de S. Tiago de Piães). No Apoio Domiciliário os serviços prestados aos seus utentes são os de confeção, transporte e distribuição de refeições; limpeza e arrumação do domicílio dos utentes; prestação de cuidados de higiene e conforto pessoal; tratamento de roupas; administração de medicação que não seja de exclusiva competência dos técnicos de saúde, e de acordo com prescrição médica, bem como medição da glicemia e da pressão arterial, sempre que se mostre necessário; acompanhamento do utente ao exterior nas deslocações do mesmo, nomeadamente às consultas no médico assistente e a exames de diagnóstico; aquisição de bens e serviços, nomeadamente de medicamentos; atividades de animação, recreação e convívio, dentro das limitações impostas pelas atuais instalações; orientação de pequenas modificações no domicílio que permitam mais segurança e conforto ao cliente; acompanhamento psicossocial.

Muito mais que uma ajuda

UMA FORMA DE DAR VIDA AOS SONHOS

CORPOS GERENTES

Direção do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos:

  • Pe. Fabrício António Pinheiro Correia – Presidente

    Maria Lúcia Teixeira – Vice-Presidente

    Artur Pinto Teixeira – 1º Secretário

    Maria Fernanda Pereira de Oliveira – 2º Secretário

    Francisco Batista – Tesoureiro

Conselho Fiscal do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos:

  • Júlio Beleza da Costa – Presidente

    José Maria da Costa Lucas – 1º Vogal

    Bruno Daniel Beleza da Costa Cardoso – 2º Vogal

ORGANOGRAMA