O Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social não lucrativa, propriedade da Fábrica da Igreja e ereta canonicamente por decreto do Bispo da diocese de Lamego. O Centro Social encontra-se registado na Direcção-Geral de Segurança Social sob a inscrição nº 25/2000, no livro nº 6 das Fundações de Solidariedade Social, folhas 14, verso, desde 29/02/2000.
Esta instituição tem a sua sede no lugar das Almas, freguesia de Fornelos, concelho de Cinfães, tendo iniciado atividade em julho de 2001 com a valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
O início da sua atividade, tal como acontece atualmente, desenvolve-se em instalações provisórias, cedidas pela Junta de Freguesia de Fornelos, as quais foram adaptadas em 2001 por forma a ser possível o início do SAD. Esta resposta iniciou com acordo de cooperação para 20 utentes com o Instituto de Segurança Social. Em 2006, esta instituição viu o seu acordo de cooperação aumentado para 30 utentes para a valência de SAD. É com esta valência e com o mesmo acordo de cooperação que o Centro Social de Fornelos contínua a contar atualmente.